Gilmar Mendes Aciona PGR Contra Relator de CPI
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, enviou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a investigação do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) por possível abuso de autoridade. A ação é motivada pela tentativa do parlamentar de indiciar ministros do STF no relatório final da CPI do Crime Organizado.
Segundo Gilmar Mendes, a iniciativa de Vieira teria desviado da finalidade da investigação parlamentar. O relatório apresentado por Vieira propôs o indiciamento de Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, por supostos crimes de responsabilidade. No entanto, o relatório foi derrubado por 6 votos a 4.
Entre os principais pontos da representação, destacam-se:
- A tentativa de indiciar ministros do STF no relatório final da CPI do Crime Organizado;
- O desvio de finalidade da investigação parlamentar;
- A rejeição do relatório pela própria CPI;
- A nota do presidente do STF, Luiz Edson Fachin, manifestando solidariedade aos colegas e repudiando o relatório.
Gilmar Mendes ressaltou que a própria CPI rechaçou a proposta do relator e que a conduta do senador pode configurar abuso de autoridade. A PGR ainda não informou se abrirá investigação, mas se entender que há indícios de crime, o órgão poderá pedir ao STF a abertura de inquérito para apurar a atuação de Alessandro Vieira na CPI do Crime Organizado.
Caso a representação avance, o STF pode julgar o senador Alessandro Vieira e até mesmo torná-lo inelegível em decisão. A ação de Gilmar Mendes visa garantir a integridade do STF e a proteção dos ministros contra possíveis abusos de autoridade.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link