bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:39
Temperatura: 5.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Por que o Ibovespa fechou em queda após superar os 186 mil pontos com o Copom?

Resumo do Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, encerrou a quinta-feira em queda, apagando os fortes ganhos registrados pela manhã que levaram a uma nova máxima histórica. O índice recuou 0,84%, fechando em 183.313,75 pontos, após ter atingido um recorde intradia de 186.449,75 pontos.

A queda do Ibovespa foi influenciada pelo humor negativo que tomou os mercados acionários de Nova York, onde os índices tiveram quedas firmes, pressionados por uma perda de 11% nas ações da Microsoft. Além disso, a decisão do Federal Reserve, divulgada na quarta-feira, também foi avaliada pelos agentes.

Análise do Comportamento do Mercado

De acordo com Jose Áureo Viana, sócio da Blue3 Investimentos, a sessão do Ibovespa foi um bom retrato de “digestão” pós-superquarta. Ele acrescentou que o recorde intradiário da bolsa brasileira “teve muito de reprecificação local [juros futuros e prêmio] e a virada teve muito de correlação com o risk-off no exterior”, além de realização de lucros, tendo em vista o forte do mês.

Na agenda doméstica, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostraram que o Brasil fechou 618.164 vagas formais de trabalho em dezembro, mas terminou 2025 com saldo positivo acumulado de 1.279.498 vagas. Além disso, a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao portal Metrópoles, também foi um ponto de atenção, onde ele afirmou que “com certeza” deixará o governo em fevereiro.

Desempenho das Principais Ações

Algumas das principais ações que se destacaram na sessão incluem:

  • PETROBRAS PN (PETR4), que subiu 0,96%, ajudando a reduzir as perdas do Ibovespa, em linha com a disparada do preço do petróleo no exterior.
  • BRAVA ON (BRAV3), que subiu 0,85%, e PRIO ON (PRIO3), que avançou 2%, acompanhando os ganhos do petróleo no exterior.
  • VALE ON (VALE3), que subiu 0,51%, em linha com o avanço dos contratos futuros do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) DCIOcv1.

O banco central também teve um papel importante na sessão, com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic em 15% ao ano, como esperado pelo mercado.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link