bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:16
Temperatura: 9.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

STF tem provas contra Filipe Martins? PGR reuniu arsenal de documentos e depoimentos

STF tem provas contra Filipe Martins? PGR reuniu arsenal de documentos e depoimentos

O ex-assessor de assuntos internacionais da Presidência durante o governo Jair Bolsonaro, Filipe Martins, tem sido alvo de discussões a respeito da ação penal da trama golpista após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes destituir e depois recuar da decisão de afastar os seus advogados da causa.

A despeito do debate virtual, a Procuradoria-Geral da República (PGR) reuniu um arsenal de documentos e depoimentos que implicam Martins na tentativa de golpe de Estado. As provas incluem:

  • Participação na reunião do dia 7 de dezembro de 2022, quando Bolsonaro reuniu o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e os comandantes das Forças Armadas para apresentar uma minuta de decreto com medidas de exceção.
  • Depoimento do ex-comandante do Exército Freire Gomes à PF, que afirma que Martins ficou encarregado da leitura do decreto, expondo os seus fundamentos “técnicos”.
  • Depoimento do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, que corroborou a participação de Martins na reunião.

Além disso, os registros de entrada e saída de Martins no Palácio da Alvorada entre o pós-segundo turno das eleições de 2022 e a troca de governo em janeiro daquele ano mostram que ele esteve diretamente envolvido nas articulações golpistas conduzidas por Bolsonaro.

Outro fator que mostra o envolvimento direto de Martins na tentativa de golpe é que seu nome constou no documento apreendido pela PF que continha as delegações de cada um dos membros do “gabinete de crise” que seria instalado após o golpe.

Em resumo, a PGR reuniu um conjunto de provas que implicam Filipe Martins na tentativa de golpe de Estado, incluindo documentos e depoimentos que demonstram sua participação nas articulações golpistas e sua intenção de estabelecer um governo provisório de exceção.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link