Resumo do Mercado
O Ibovespa terminou em queda, com uma baixa de 0,81%, aos 145.306,23 pontos, uma perda de 1.185,52 pontos. O dólar comercial ampliou a alta de ontem e subiu 0,69%, a R$ 5,363. Os DIs (juros futuros) subiram por toda a curva.
IPC-15 e Projeções do BC
O IPCA-15, prévia da inflação de setembro, subiu 0,48% em setembro, após a deflação de agosto. A alta foi menor do que o esperado, mostrando descompressão do setor de serviços. O Banco Central espera um IPCA acima da meta de 3% pelo menos até o 1T28.
A autoridade monetária brasileira reduziu a projeção de alta do PIB nacional de 2,1% para 2,0% em 2025 e entende que a economia vai crescer 1,5% em 2026. As projeções de curto prazo indicam que a inflação ficará acima do limite de intervalo de tolerância nos próximos meses.
Decisões sobre a Selic
As decisões sobre a Selic seguem dependentes de dados, de acordo com o presidente do BC, Gabriel Galípolo. O diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, destacou que a inflação permanece acima da meta e que as expectativas continuam desancoradas.
PIB mais Forte nos EUA
A divulgação final do PIB do 2T25 apresentou revisão para cima do crescimento mostrado nas duas prévias, enquanto a inflação de consumo pessoal no trimestre também acabou sendo maior do que a prévia acenava.
Preocupação dos Investidores
O receio dos investidores é que o Federal Reserve entenda que uma economia forte e inflação alta impeçam novos cortes de juros. Os principais índices caíram nesta quinta-feira.
PCE Sai Amanhã
Uma parte das quedas de hoje pode ser atribuída à cautela, já que amanhã será divulgado o índice de preços de consumo pessoal, a famosa inflação PCE, preferida pela autoridade monetária para fins de política de juros.
Vale, Magalu e Ambev se Salvam
Vale, Magazine Luiza e Ambev se salvaram da queda do Ibovespa, com altas de 0,55%, 1,29% e 0,65%, respectivamente.
Petrobras Cai
Petrobras caiu 0,80% em dia de aprovação do Ibama sobre a Margem Equatorial. Apesar da aprovação do órgão ambiental federal, também foram solicitados ajustes para concessão de licença final à petroleira.
Bancos Caem em Bloco
Os bancos caíram em bloco, com Itaú Unibanco perdendo 0,80% e o Banco do Brasil descendo 1,45%.
Para mais notícias sobre o mercado, você pode acessar o site do InfoMoney ou se inscrever no canal do InfoMoney no WhatsApp para receber atualizações diárias sobre bolsa, dólar e juros, diretamente no seu celular.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link