bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:18
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Ibovespa hoje termina com forte alta puxada por bancos e Vale

Resumo do Ibovespa de Hoje

O Ibovespa iniciou a última semana cheia do ano com uma alta consistente, alcançando 1,07% e fechando em 162.481,74 pontos, um ganho de 1.715,37 pontos. A máxima do dia foi de 163.073,14 pontos.

O dólar comercial fechou com alta de 0,23%, atingindo R$ 5,423. Já os DIs (juros futuros) fecharam com quedas por toda a curva.

Economia Desacelera

O IBC-Br de outubro, um indicador mensal considerado uma prévia do PIB nacional, mostrou uma economia em desaceleração, com uma contração de 0,2% em outubro, abaixo da mediana de projeções que era de uma expansão de 0,1%.

A indústria e os serviços foram os principais setores que derrubaram a atividade brasileira, enquanto o agro compensou e evitou um resultado mais frustrante no geral.

Análise de Economistas

Rodolfo Margato, economista da XP, afirmou que a atividade doméstica tem desacelerado ao longo do segundo semestre, o que está em linha com a política monetária contracionista. Ele também destacou que o mercado de trabalho robusto e medidas fiscais expansionistas sustentam o cenário de resiliência da atividade à frente.

Rafael Perez, economista da Suno Research, disse que o comportamento do IBC-Br sugere que o último trimestre do ano teve início com sinais mais evidentes de enfraquecimento da atividade econômica. A política monetária restritiva segue impactando negativamente o crédito, o consumo e os investimentos.

Wall Street

Em Nova York, os principais índices terminaram no vermelho, em dia de cautela, à espera dos dados do mercado de trabalho que saem amanhã, represados pela longa paralisação recente do governo dos EUA.

O Federal Reserve cortou juros semana passada e voltou à cautela da “dependência de dados” para definir os próximos passos da política monetária.

Vale e Bancos

Enquanto os dados não chegam por lá, por cá os investidores se animaram com o IBC-Br em queda, o que mostra que a política monetária do Banco Central surte o efeito desejado e que em breve o Copom poderá cortar os juros.

A maioria dos ativos subiu, em especial as blue chips. Vale (VALE3) subiu consistentes 0,61%. Petrobras (PETR4) ganhou 0,35%.

Os bancos foram os fiadores desse Ibovespa mais robusto: BB (BBAS3) avançou 1,43%, Bradesco (BBDC4) valorizou 1,39%, Itaú Unibanco (ITUB4) ganhou 1,51% e Santander (SANB11) foi mais longe e ficou com mais 3,10%.

Quedas

O lado negativo do dia veio com Suzano (SZUB3), que perdeu 0,71%, em dia que anunciou de aumento do preço da celulose.

Braskem (BRKM5) chegou a entrar em leilão e terminou com menos 2,39%, depois de subir forte, em meio à venda da participação da Novonor.

Fora do índices, Azul (AZUL4) despencou 20,75%, com mercado reagindo mal à forte diluição prevista após avanço no Chapter 11.

Amanhã, além dos dados de emprego nos EUA, os investidores vão se debruçar sobre os detalhes apresentados na ata da reunião da semana passada do Copom, na busca por algo que indique quando começará o ciclo de cortes da Selic.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link