Kim Kardashian: estresse pode causar um aneurisma cerebral? Entenda
A influenciadora digital e empresária Kim Kardashian revelou ter sido diagnosticada com um aneurisma cerebral, relacionando a condição ao estresse vivido durante o divórcio com o rapper Kanye West. No entanto, é importante entender se o estresse pode realmente causar um aneurisma cerebral.
De acordo com a Mayo Clinic, um aneurisma cerebral é uma protuberância ou inchaço em um vaso sanguíneo no cérebro, geralmente formado devido à pressão do sangue em uma área fraca da parede do vaso. Além disso, é possível nascer com um aneurisma cerebral devido a uma anormalidade congênita na parede de uma artéria.
Existem vários fatores que podem contribuir para o enfraquecimento de uma artéria e a formação de um aneurisma, incluindo:
- Síndrome de Ehlers-Danlos vascular
- Doença renal policística autossômica dominante
- Síndrome de Marfan
- Displasia fibromuscular
- Malformação arteriovenosa
- Ter um parente de primeiro grau com histórico de aneurismas cerebrais
- Tabagismo
- Pressão alta
- Uso de substâncias, especialmente cocaína
- Consumo excessivo de álcool
O estresse em si não é capaz de causar um aneurisma cerebral, mas pode contribuir para o rompimento de um aneurisma existente. Se o aneurisma vazar ou se romper, ele causa sangramento no cérebro e pode ser fatal, configurando uma emergência médica.
Os sintomas de um aneurisma que se rompeu incluem:
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Torcicolo
- Visão turva ou dupla
- Sensibilidade à luz
- Convulsões
- Pálpebra caída e pupila dilatada
- Dor acima e atrás do olho
- Confusão
- Fraqueza e/ou dormência
- Perda de consciência
Os fatores que contribuem para o desenvolvimento de um aneurisma cerebral também podem causar sua ruptura e sangramento. A pressão alta é considerada a causa mais comum de ruptura. Portanto, situações que podem aumentar a pressão arterial e levar à ruptura de um aneurisma cerebral incluem estresse contínuo, esforço físico e pressão alta não tratada.
O tratamento de um aneurisma cerebral inclui um ou mais dos seguintes métodos, dependendo da localização e do tamanho do aneurisma, da sua ruptura ou não e das necessidades individuais do paciente: clipagem microcirúrgica, molização endovascular, desvio de fluxo com stents, oclusão e bypass da artéria ou apenas acompanhamento.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link