bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:08
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Lewandowski diz que indicação para vaga no STF será após retorno de Lula da Itália

Indicação para Vaga no STF: Lewandowski Espera Retorno de Lula

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que a escolha do novo nome para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) será realizada após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da viagem à Itália. Lula viaja para Roma, onde participará do Fórum Mundial da Alimentação 2025, e ainda não há previsão oficial de retorno.

De acordo com Lewandowski, “essas decisões têm que ser rápidas, mas bem ponderadas. O presidente tem o tempo dele. Ele tem uma viagem marcada para o exterior, e creio que, na volta, isso deve ser decidido”. Isso sugere que a indicação para a vaga no STF não será apressada e que o presidente Lula deseja ter tempo para avaliar as opções.

Além disso, Lewandowski elogiou o trabalho do ministro Barroso no STF, destacando que ele “desempenhou um excelente trabalho no Supremo. Foi um ótimo colega, um intelectual de proa, e vai fazer falta. Todos aprendemos muito com ele”. Barroso havia anunciado sua aposentadoria antecipada do STF, aos 67 anos, embora pudesse permanecer no cargo até os 75 anos.

Quando questionado sobre possíveis indicações, Lewandowski negou estar envolvido nas discussões e disse que não manifestou preferência por nenhum nome para a sucessão. Ele ressaltou que a escolha do novo ministro é uma decisão pessoal do presidente Lula e que ele não precisa consultar ninguém.

Os principais pontos a considerar para a escolha do novo ministro incluem:

  • Requisitos constitucionais
  • Notável saber jurídico
  • Reputação ilibada

Esses critérios são fundamentais para garantir que o novo ministro seja capaz de desempenhar suas funções de forma eficaz e justa. Com a indicação prevista para após o retorno de Lula da Itália, a expectativa é que a escolha seja feita com cuidado e atenção às necessidades do STF e do país.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link