Guia para Armazenar Sobras de Natal com Segurança
Depois de dois dias do fim do Natal, ainda sobrou comida da ceia? É importante saber como armazenar essas sobras para evitar doenças graves. Especialistas em segurança alimentar alertam que consumir sobras de Natal após o dia 27 de dezembro pode causar problemas, principalmente se elas não tiverem sido levadas para a geladeira ou o congelador em até duas horas após o consumo.
Autoridades da Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) afirmam que manter restos da ceia de Natal por mais de duas horas ou consumir alimentos que ficaram fora da geladeira sem refrigeração representa um grande risco de intoxicação alimentar. Isso porque aumenta a probabilidade de proliferação de bactérias nos alimentos, principalmente a salmonela e a campilobacteriose — ambas capazes de causar intoxicações estomacais.
Recomendações para Armazenar Sobras
- Respeite os prazos de validade e tenha cuidado ao deixar alimentos expostos por mais de quatro horas.
- Mantenha refrigerado e verifique se a temperatura do congelador permanece abaixo de 5°C, pois as bactérias proliferam entre 8°C e 63°C.
- Evite descongelar aves ou carnes incorretamente, pois isso pode causar um cozimento irregular e impedir que atinjam temperaturas seguras por completo.
O peru cozido, por exemplo, pode ser congelado por até seis meses, mas, uma vez descongelado, deve ser consumido em até 24 horas e não pode ser congelado novamente. Além disso, é importante lembrar que mulheres grávidas, crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm riscos maiores de desenvolver uma intoxicação alimentar ao comer comida fora da validade ou contaminada.
Outros alimentos que estão entre os mais propensos a fazer mal após o prazo de validade incluem outras aves, peixes e carnes, bem como queijo, creme de leite, leite e sobremesas. Portanto, é fundamental seguir as recomendações de segurança alimentar para garantir uma ceia de Natal segura e saudável.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link