bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 15:53
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Visa libera uso de stablecoins para liquidar transações de bancos nos EUA

Visa Abre Caminho para Uso de Stablecoins nos EUA

A Visa, gigante global de pagamentos, deu um passo significativo ao permitir que instituições financeiras nos Estados Unidos usem stablecoins para liquidar transações. Essa mudança é um reflexo do ambiente regulatório mais flexível sob o governo Trump e marca uma expansão importante dos produtos e serviços ligados a criptoativos.

A empresa informou que permitirá o uso do token USDC, da Circle, na blockchain Solana (SOL), para liquidação de transações. O Cross River Bank e o Lead Bank estão entre os primeiros a utilizar esse serviço. Além disso, a Visa dará suporte à rede blockchain Arc, da Circle, quando for lançada.

Expansão e Regulação

Essa é a primeira implementação completa de liquidação com stablecoins no sistema bancário dos EUA. Em julho, o presidente Donald Trump sancionou um marco regulatório federal para stablecoins, oferecendo clareza necessária para serviços domésticos que utilizam criptomoedas atreladas a moedas fiduciárias. Esse marco regulatório é visto como uma forma de viabilizar pagamentos internacionais mais rápidos e baratos.

Empresas de fintech e cripto têm recorrido cada vez mais a cartões de pagamento vinculados a stablecoins para permitir que usuários gastem seus saldos nesses ativos. Os comerciantes, em geral, recebem os valores na moeda local. A possibilidade de liquidar transações com cartões em stablecoins pode ajudar bancos a conquistar novos negócios de clientes emergentes.

Stablecoins e Mercado

Stablecoins são criptomoedas projetadas para manter valor constante e, como o USDC, geralmente são lastreadas na proporção de um para um por ativos denominados em dólar, como títulos do Tesouro dos EUA. A Visa agora disputa com seus principais concorrentes o suporte a uma tecnologia que pode ser disruptiva para seu papel como intermediária de pagamentos.

A Mastercard Inc. também anunciou planos para permitir que comerciantes recebam pagamentos em stablecoins. As stablecoins podem ser usadas em mais de US$ 50 trilhões em fluxos anuais de pagamentos até 2030, estima Diksha Gera, analista da Bloomberg Intelligence.

A demanda por stablecoins tende a se concentrar em mercados com moedas locais voláteis. A Visa está se posicionando como parceira preferencial para as necessidades de stablecoins de empresas financeiras, lançando uma prática global de consultoria em stablecoins e promovendo sua plataforma de ativos tokenizados.

  • Visa permite uso de stablecoins para liquidação de transações nos EUA.
  • Primeiros bancos a utilizar o serviço incluem Cross River Bank e Lead Bank.
  • Stablecoins podem ser usadas em mais de US$ 50 trilhões em fluxos anuais de pagamentos até 2030.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link