bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:01
Temperatura: 8.8°C
Probabilidade de chuva: 1%

Veja também Smart TV.

Resumo do Mercado Financeiro

As taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) fecharam a quarta-feira com baixas em relação aos ajustes da véspera, mas a incerteza em relação à política fiscal do governo Lula limitou o espaço para redução de prêmios na curva. Isso ocorre porque o governo está correndo contra o tempo para que o Congresso vote a medida provisória que trata da taxação de aplicações financeiras ainda nesta quarta-feira.

Na quarta-feira, a taxa do DI para janeiro de 2028 estava em 13,485%, em baixa de 5 pontos-base ante o ajuste de 13,535% da sessão anterior. A taxa para janeiro de 2029 marcava 13,425%, ante o ajuste de 13,463%. Entre os vencimentos longos, o contrato para janeiro de 2035 tinha taxa de 13,735%, em baixa de 6 pontos-base ante 13,798%.

Análise do Mercado

Profissionais ouvidos pela Reuters avaliaram que, após o forte movimento da véspera, haveria espaço para baixas mais fortes das taxas nesta quarta-feira — mas novamente a questão fiscal segurou os prêmios. “As taxas no zero a zero ou em leve queda têm a ver com a agenda mais esvaziada e com o impasse em relação à aprovação da MP no Congresso. Há um nível de incerteza grande”, comentou Rafael Sueishi, head de renda fixa da Manchester Investimentos.

A aprovação da MP tornou-se essencial para o governo, que conta com a nova taxação de aplicações financeiras para fechar as contas. A curva brasileira precificava em 100% a probabilidade de manutenção da Selic em 15% ao ano na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, no início de novembro.

Previsões para o Futuro

Os preços também começam a refletir mais claramente a percepção de que o BC terá espaço para cortar a Selic somente mais à frente, e não no fim deste ano ou no início do próximo. “O mercado vinha operando os dados, embutindo cortes na Selic até no fim do ano. Mas o BC sempre teve um discurso mais duro, de que ainda não há espaço”, disse Sueishi.

No exterior, sem a divulgação de dados em função da paralisação parcial do governo norte-americano, os agentes se apegaram à publicação da ata do último encontro de política monetária do Federal Reserve — que não alterou a perspectiva de mais cortes de juros nos EUA. Os yields pouco variavam no fim da tarde, com o rendimento do Treasury de dez anos mostrando estabilidade, a 4,131%.

  • A taxa do DI para janeiro de 2028 fechou em 13,485%.
  • A taxa para janeiro de 2029 fechou em 13,425%.
  • O contrato para janeiro de 2035 fechou em 13,735%.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link