bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:47
Temperatura: 12.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

Reforma Administrativa Avança na Câmara Após Resistência de Servidores

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Administrativa foi protocolada na Câmara dos Deputados, com o objetivo de modernizar as carreiras do funcionalismo público e extinguir os supersalários. Após uma queda nas assinaturas coletadas, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) afirmou que teve de colocar em prática a “operação anti penduricalho” para garantir a tramitação do projeto.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também atuou pessoalmente para mudar a percepção dos líderes sobre a proposta, que é considerada seu grande legado à frente da Presidência da Câmara. A PEC busca reestruturar a administração pública e impor limites às remunerações e benefícios de servidores dos três Poderes.

Principais Medidas Previstas

  • Veda a aposentadoria compulsória como sanção disciplinar para magistrados e membros do Ministério Público que praticarem faltas graves, substituindo-a pela penalidade de perda do cargo ou demissão;
  • Criação de uma tabela única de remuneração para o funcionalismo, com o teto limitado ao salário de ministro do STF;
  • Proibição de adicionais por tempo de serviço, licenças-prêmio e outras vantagens conhecidas como “penduricalhos”;
  • Vedação ao pagamento de férias superiores a 30 dias por ano, salvo exceções específicas;
  • Avaliação de desempenho obrigatória para progressões na carreira e bônus de produtividade;
  • Maior transparência, com a divulgação individualizada de todas as verbas recebidas por servidores públicos;

A proposta também introduz a gestão por resultados como princípio constitucional, prevendo metas de desempenho e planejamento estratégico obrigatório para governos federal, estaduais e municipais. Além disso, o texto trata de regras para modernizar o serviço público, como exigir dimensionamento prévio da força de trabalho e priorizar carreiras transversais.

A Reforma Administrativa é um passo importante para a modernização do Estado e a melhoria da gestão pública. Com a aprovação da PEC, o Brasil pode avançar em direção a uma administração mais eficiente e transparente, com servidores públicos mais qualificados e motivados.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link