Refit Aciona Justiça Contra Interdição Total Determinada Pela ANP
A Refit, ex-Refinaria de Manguinhos, informou que acionou a Justiça para tentar suspender a decisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que determinou a interdição total de suas instalações no Rio de Janeiro.
A companhia afirmou que protocolou pedido no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para suspender os efeitos da decisão da agência reguladora e restabelecer as operações. O pedido ainda aguarda análise do relator.
A ANP determinou a interdição total da refinaria após vistoria identificar risco grave iminente de incêndio na unidade. Foram identificadas pelo menos seis situações de risco grave relacionadas às barreiras preventivas e mitigadoras.
Motivos da Interdição
- Falhas em barreiras preventivas e mitigadoras de segurança;
- Risco grave iminente de incêndio;
- Inconformidades apontadas pela fiscalização.
A Refit considera a interdição nula por desrespeitar decisão judicial que teria suspendido o processo administrativo na ANP. A empresa alega que as inconformidades apontadas pela fiscalização já vinham sendo tratadas no âmbito administrativo.
A Refit afirma que a ANP demonstra total desprezo por decisões judiciais com a nova determinação para interditar a companhia. A empresa está aguardando a análise do relator para saber se a interdição será suspensa.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link