bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 15:18
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Rebalanceamento do Ibovespa: quais ações devem entrar e sair? Veja projeções

Rebalanceamento do Ibovespa: Quais Ações Devem Entrar e Sair?

O próximo rebalanceamento do Ibovespa está agendado para 5 de janeiro, com prévias oficiais da B3 esperadas para 1º de dezembro, 15 de dezembro e 30 de dezembro. Isso significa que os investidores devem estar atentos às mudanças que podem surgir nas prévias, com impacto direto sobre preços e volumes mesmo antes da confirmação oficial.

De acordo com as projeções do mercado, algumas ações podem entrar no Ibovespa, enquanto outras podem sair. A Copasa (CSMG3) e a Copel (CPLE3) são apontadas como possíveis entradas, com ponderações estimadas de 0,30% e 0,74%, respectivamente. Já a CVC (CVCB3) pode ser excluída do índice devido aos seus índices de negociabilidade estarem fora da zona de segurança da metodologia do índice.

Além disso, outras ações podem ser adicionadas ou removidas de outros índices, como o IBrX-50 e o IBrX-100. O BTG espera que a SmartFit (SMFT3) e a Minerva (BEEF3) sejam adicionadas ao IBrX-50, enquanto a Hypera (HYPE3) deve sair do índice. Já o IBrX-100 pode ter adições como a Neoenergia (NEOE3), a CBA (CBAV3), a Casas Bahia (BHIA3) e a Simpar (SIMH3), com a Eztec (EZTC3) provavelmente saindo.

No que diz respeito ao Índice de Pequena Capitalização (SMALL), o BTG projeta cinco possíveis inclusões: Hapvida (HAPV3), Grupo Mateus (GMAT3), Vitru (VTRU3), Desktop (DESK3) e Helbor (HBOR3), além de sete possíveis exclusões: Cosan (CSAN3), Panvel (PNVL3), Multilaser (MLAS3), Jalles Machado (JALL3), Viveo (VVEO3), Amob (AMOB3) e Recrusul (RCSL3).

É importante notar que fazer parte de um dos índices da Bolsa é algo bastante importante para uma empresa. As ações que são incluídas nos principais índices da B3 são alvo de compra por parte dos fundos, o que aumenta as negociações delas em torno da data de anúncio e do rebalanceamento, o que pode causar um aumento de preço temporário.

Além disso, os fundos passivos e ETFs, aqueles que buscam replicar o retorno de um índice, passam a comprar os ativos adicionados ao marcador, o que também tende a puxar os preços para cima com o tempo. Isso sem contar os investidores em geral, que passam a olhar mais para esses ativos, o que tende a elevar a liquidez dos papéis, diminuindo os custos de capital, mais uma vez ajudando em uma possível alta de preços.

As principais ações que podem entrar ou sair do Ibovespa e outros índices são:

  • Copasa (CSMG3) – pode entrar no Ibovespa
  • Copel (CPLE3) – pode entrar no Ibovespa
  • CVC (CVCB3) – pode sair do Ibovespa
  • SmartFit (SMFT3) – pode entrar no IBrX-50
  • Minerva (BEEF3) – pode entrar no IBrX-50
  • Hypera (HYPE3) – pode sair do IBrX-50
  • Neoenergia (NEOE3) – pode entrar no IBrX-100
  • CBA (CBAV3) – pode entrar no IBrX-100
  • Casas Bahia (BHIA3) – pode entrar no IBrX-100
  • Simpar (SIMH3) – pode entrar no IBrX-100
  • Eztec (EZTC3) – pode sair do IBrX-100

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link