Produção de Petróleo e Gás no País Bate Recorde em 2025
A produção de petróleo e gás no Brasil alcançou um novo recorde em 2025, atingindo 4,897 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Esse resultado representa um aumento de 13,3% em relação ao ano anterior e supera o recorde anterior de 4,344 milhões boe/d, estabelecido em 2023.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de petróleo e gás natural no país está em alta. A unidade de medida “boe” permite padronizar o volume de gás natural e petróleo, convertendo o gás para o valor energético equivalente a um barril de petróleo bruto.
Desempenho Recorde da Indústria Extrativa
O desempenho recorde da produção de petróleo e gás em 2025 confirma a indústria extrativa como um dos principais motores da indústria nacional. A produção da indústria brasileira cresceu 0,6% no ano passado, com a indústria extrativa avançando 4,9%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A produção específica de petróleo alcançou um recorde de 3,770 milhões de barris/dia no ano passado, 12,3% acima do ano anterior. Já a produção de gás natural atingiu 179 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), também a maior já registrada, com alta de 17% na comparação com 2024.
Pré-sal e Campos Marítimos
A ANP identifica o protagonismo dos campos de pré-sal, que representam 79,63% da produção em óleo equivalente. Os cinco campos marítimos com maior produção de petróleo e gás são:
- Tupi: 21,36% da produção marítima
- Búzios: 20,47%
- Mero: 14,44%
- Itapu: 4,19%
- Jubarte: 4,14%
Por bacia, Santos é o líder de produção, com 77,79% de tudo o que é extraído do fundo do mar. O Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país, com 87,8% do óleo retirado no ano passado.
A Petrobras, sediada no Rio de Janeiro, é a maior produtora de petróleo e gás do país, respondendo por 90,03% da produção nacional em dezembro.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link