bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:35
Temperatura: 7°C
Probabilidade de chuva: 9%

Petrobras: as falas na tele que explicam virada das ações e fizeram PETR3 saltar 4,8%

Resumo da Sessão da Petrobras

A sessão pós-resultados da Petrobras prometia ser de marasmo para as ações da estatal, mas acabou surpreendendo o mercado com ganhos de 4,83% para PETR3 e 3,77% para PETR4. Isso ocorreu após a divulgação do balanço da empresa, que apresentou dados operacionais surpreendentes, mas com dividendos em linha com as projeções.

Os investimentos reportados pela Petrobras foram de US$ 5,5 bilhões, impulsionados principalmente por projetos de desenvolvimento do pré-sal. No entanto, o capex poderia ofuscar os fortes resultados operacionais, já que se manteve persistentemente alto ao longo do ano.

Declarações de Executivos

Na teleconferência, o diretor financeiro da Petrobras, Fernando Melgarejo, apontou que a empresa está acelerando investimentos neste ano e vê menos flexibilidade para alterar os aportes previstos em horizontes mais curtos no próximo plano de negócios. Ele também afirmou que a Petrobras pode avaliar postergações se houver uma pressão “muito grande” sobre os preços do petróleo Brent.

Melgarejo ainda disse que “a palavra é ‘cautela'” no que diz respeito a dividendos e fusões e aquisições (M&As). A estatal não avalia no momento qualquer mudança em sua política de dividendos, o que animou as ações durante a tele.

Análise do Mercado

Os investidores avaliaram positivamente as declarações de Melgarejo, especialmente a cautela em relação aos dividendos extraordinários. “O Diretor Financeiro afirmou que, atualmente, não há caixa excedente que justifique uma distribuição adicional, além da política regular da empresa”, aponta o especialista Jose Áureo Viana.

A combinação de governança e previsibilidade explica a boa performance das ações, segundo Viana. A Petrobras continua investindo, mas sem comprometer sua solidez financeira ou negligenciar a disciplina que tem sustentado os resultados recentes.

  • A Petrobras anunciou lucro líquido de US$ 6,03 bilhões no terceiro trimestre, alta de 2,7% na comparação anual.
  • O resultado operacional acima do esperado compensou o aumento das despesas de capital e manteve o rendimento dos dividendos inalterado para o 3T25.
  • A reação positiva das ações pode ser explicada pelo aumento da confiança na execução dos projetos de E&P e no consequente crescimento da produção e da geração de caixa no médio e longo prazo.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link