bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 20:55
Temperatura: 9.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

O que significa IA generativa?

A inteligência artificial (IA) se tornou indispensável em diversos setores, ajudando na análise de dados, cálculos, construção de produtos em massa e até mesmo na saúde. No entanto, as ferramentas que ajudam a criar textos, imagens e pesquisas, como o ChatGPT, fazem parte de uma outra categoria: as IAs generativas.

Essas plataformas são capazes de criar conteúdos originais com base em dados pré-configurados e a solicitação do usuário. Ou seja, é possível produzir textos, imagens, vídeos, áudios ou até mesmo códigos de software em resposta a um comando — também conhecido como prompt.

Como funciona a IA generativa?

A IA generativa aprende com cada usuário, por meio de um banco de dados inicial que contém livros, pesquisas, análises de métricas e diversos outros tipos de conteúdos. Dessa forma, a ferramenta já possui um amplo conhecimento antes do pedido do usuário, mas consegue se adaptar aos padrões dessa pessoa para enviar as melhores respostas que ela precisa.

Além disso, cada informação nova que alguém leva à plataforma pode ser utilizada novamente pela IA generativa para resolver outros prompts dessa mesma pessoa ou de outros usuários. Isso é possível graças ao machine learning (ML), ou aprendizado de máquina, que permite que a IA aprenda e melhore com o tempo.

7 exemplos de IA generativa

Existem várias plataformas de IA generativa disponíveis, incluindo:

  • ChatGPT: uma das IAs generativas mais famosas atualmente, que pode ajudar com pesquisas, textos, imagens e dicas de conteúdo, entre outros.
  • Copilot: um chatbot da Microsoft que é integrado à todas as funcionalidades da empresa de tecnologia, como Office 365 e Teams.
  • Gemini: a versão do Google de IA, integrado aos sistemas da empresa e com outras ferramentas do Google AI Studio.
  • Grok: uma plataforma desenvolvida pela OpenAI, focada em pesquisas em tempo real.
  • Meta AI: uma plataforma que permite a criação de imagens e vídeos, além de responder a outros comandos que podem ser diretamente vinculados às contas de redes sociais da Meta.
  • DeepSeek: um assistente de IA com apoio para análise de dados e criação de resumos.
  • Taqtiq.io: uma plataforma de transcrição simultânea de reuniões ou áudios adicionados, com chatbot para pedidos de resumo ou análise das informações.

Essas plataformas estão revolucionando a forma como trabalhamos e criamos conteúdo, e é importante entender como elas funcionam e como podemos usá-las para melhorar nossa produtividade.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link