O que é metanol e como ele afeta a saúde humana?
O metanol é um álcool com estrutura química parecida com a do etanol, mas não é seguro para consumo humano. Ele é utilizado em aplicações industriais e laboratoriais, como solvente, combustível, matéria-prima para plásticos, tintas e outros produtos. No entanto, o metanol é extremamente tóxico para o corpo humano, mesmo em pequenas quantidades, e pode causar intoxicações graves e fatais.
Os sintomas iniciais da intoxicação por metanol incluem dor abdominal intensa, sonolência, falta de coordenação, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão arterial baixa. Mais tarde, a intoxicação pode gerar visão turva, fotofobia, visão embaçada, pupilas dilatadas, perda da visão das cores, convulsões, coma, acidose metabólica grave e até cegueira irreversível.
Como o metanol entra na bebida?
O metanol pode aparecer em bebidas alcoólicas de duas formas: quando há fraude e adulteração, com alguém tentando reduzir custos ao substituir o álcool próprio para consumo (o etanol) por metanol, ou acidentalmente por erros em processos de destilação, quando partes da bebida que contêm metanol não são corretamente separadas.
Concentrações extremamente baixas de metanol podem permanecer na bebida, mas inferiores às necessárias para causar a intoxicação. No entanto, apenas 10 ml da substância já é suficiente para causar cegueira, e 30 ml é considerada a dose mínima fatal para um adulto.
Prevenção e tratamento
Para evitar a intoxicação por metanol, é importante verificar sempre a procedência das bebidas adquiridas, desconfiando de preços muito abaixo do mercado e de produtos sem registro. Além disso, empresas do setor devem realizar análises químicas periódicas para garantir a qualidade e segurança dos produtos.
O tratamento da intoxicação por metanol busca frear a metabolização do metanol em mais ácido fórmico. Dependendo da gravidade e do tempo até a busca pelo atendimento, podem ser necessárias intervenções médicas para suporte da vida, como ventilação forçada, intubação, hemoperfusão e reanimação cardiopulmonar. Além disso, antídotos específicos, como o etanol, podem ser utilizados para reduzir a quebra do metanol nos metabólitos tóxicos.
- Verifique a procedência das bebidas adquiridas
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado e de produtos sem registro
- Empresas do setor devem realizar análises químicas periódicas para garantir a qualidade e segurança dos produtos
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link