O que é Botulismo?
O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela ação de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C. botulinum). A infecção ocorre por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e conservação adequadas.
Um caso recente de internação em decorrência do consumo de pimenta em conserva no Distrito Federal chamou a atenção para a importância de entender e prevenir essa doença. O homem de 57 anos foi diagnosticado com botulismo após comer a conserva e passou 18 dias no hospital, seguindo com acompanhamento especializado após a alta.
Sintomas e Riscos
Os sintomas do botulismo incluem:
- Ausência ou diminuição dos reflexos do tendão profundo;
- Perda da função/sensibilidade muscular;
- Ausência ou diminuição do reflexo faríngeo;
- Intestino paralisado;
- Pálpebra caída;
- Comprometimento da fala;
- Retenção urinária com possível incapacidade de urinar.
Essa doença neuroparalítica afeta o controle motor e, se não for diagnosticada e tratada imediatamente, pode levar a uma paralisia da musculatura respiratória, o que é a causa mais comum de morte relacionada ao botulismo.
Alimentos com Maior Risco
Os alimentos mais comumente contaminados são:
- Conservas vegetais, principalmente as artesanais (como palmito, picles, pequi);
- Produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (como salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura);
- Pescados defumados, salgados e fermentados;
- Queijos e pasta de queijos;
- Raramente, alimentos enlatados industrializados.
É importante estar atento aos sinais de contaminação, como estufamento de latas ou embalagens, mau cheiro, e alterações na cor ou textura dos alimentos. No entanto, muitas vezes, os alimentos contaminados não apresentam sinais visíveis de contaminação.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link