bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:58
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

MPF questiona autorização dada pelo governo do Ceará para mega data center do TikTok

MPF Questiona Autorização para Mega Data Center do TikTok no Ceará

O Ministério Público Federal (MPF) está questionando a autorização concedida pelo governo do Ceará para a instalação de um mega data center na cidade de Caucaia, no Complexo de Pecém. O data center, que será ocupado pelo TikTok e construído pela Omnia, empresa de data centers do grupo Patria Investimentos, em parceria com a Casa dos Ventos, empresa de energia renovável, tem investimentos previstos na ordem de R$ 200 bilhões até 2035.

De acordo com perícia realizada pelo MPF, o projeto teve falhas no processo de licenciamento. O Relatório Ambiental Simplificado (RAS) apresentado para o licenciamento é considerado insuficiente para avaliar a viabilidade do empreendimento, tendo em vista os níveis considerados elevados de consumo de energia e água. Além disso, a perícia apontou um fracionamento indevido do licenciamento ambiental e deficiência na participação pública e transparência do processo.

  • O data center terá uma potência instalada de 300 MW e consumo de 88 m³ (88 mil litros) de água por dia.
  • O volume de água requisitado pelo empreendimento seria suficiente para atender 570 pessoas por dia.
  • A perícia criticou a falta de audiências públicas e a falta de estudo de impacto ambiental.

O MPF entrou no caso após receber denúncias de problemas no licenciamento de lideranças do povo indígena Anacé, que vive na região, em conjunto com organizações civis. O representante do povo Anacé afirmou que o data center representa a imposição de grandes projetos sobre seus territórios sem ouvir as comunidades indígenas.

As empresas responsáveis pela construção e o TikTok afirmam que o empreendimento apresenta baixíssimo impacto hídrico e está localizado em área industrial previamente submetida a Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). No entanto, o MPF requisitou que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) se manifeste sobre o processo, apresentando explicações ou corrigindo as falhas.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link