Minério de Ferro: Um Mercado em Constante Flutuação
O mercado de minério de ferro tem sido palco de grandes flutuações nos últimos tempos, com preços futuros subindo e descendo de acordo com as expectativas econômicas globais. Nesta quarta-feira, os preços futuros do minério de ferro subiram, impulsionados pelas esperanças de novos estímulos por parte da China, que superaram as preocupações com as perspectivas sombrias decorrentes do aumento da oferta e diminuição da demanda.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com alta de 1,38%, a 774 iuanes (US$108,66) a tonelada, o maior valor desde 7 de novembro. Além disso, o minério de ferro de referência para dezembro na Bolsa de Cingapura subiu 1,31%, para US$102,85 a tonelada, também o valor mais alto desde 7 de novembro.
Fatores que Influenciam o Mercado
Os principais fatores que influenciam o mercado de minério de ferro incluem:
- Política monetária da China: O banco central da China anunciou que manteria uma política monetária “apropriadamente frouxa” e liquidez ampla, o que pode impulsionar a economia e aumentar a demanda por minério de ferro.
- Exportações da China: As exportações de outubro da China sofreram a pior queda desde fevereiro, o que pode afetar a demanda por minério de ferro.
- Estoques de siderúrgicas: A onda de reestocagem entre as siderúrgicas, cujos estoques estavam em nível bastante baixo, também deu algum suporte aos preços.
No entanto, o aumento do preço do principal ingrediente da fabricação de aço contrariou as estimativas dos analistas, já que o projeto Simandou, na Guiné, começou a produzir, consolidando as perspectivas de aumento da oferta em meio à demanda enfraquecida da China.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link