bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:12
Temperatura: -9.2°C
Probabilidade de chuva: 10%

Menos ressaca: saiba o que comer antes de beber para reduzir os danos do álcool

O Ano-Novo é uma data recheada de celebrações, mas que pode carregar consigo excessos que trazem riscos à saúde, principalmente quando se fala em abuso de álcool. Embora as principais autoridades sanitárias do mundo concordem que não existe limite considerado seguro, existem algumas formas de minimizar os danos da bebida no corpo humano.

Uma maneira eficaz de evitar a ressaca é trabalhando a alimentação. A coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), Mariana Thibes, orienta que o ideal é, se for beber, evitar o consumo abusivo e procurar seguir outras atitudes que parecem simples, mas fazem diferença, como alimentar-se bem.

A presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), Sueli Longo, explica que a primeira estratégia é fazer o “arroz com feijão”: intercalar o álcool com água para garantir a hidratação e não beber em jejum. Além disso, é importante estar com as principais refeições em dia, como café da manhã, almoço e jantar, para evitar o jejum.

Se não for possível fazer uma refeição completa, é preciso focar em opções com absorção mais rápida, como carboidratos, que vão ser digeridas mais rapidamente e elevar a glicemia no sangue. Boas opções de carboidratos são frutas, massas, arroz branco, doces, pães, cereais, fibras, batatas, vegetais e legumes.

É importante evitar comidas gordurosas, que têm a digestão mais lenta e podem sobrecarregar o fígado, que é o órgão que metaboliza o álcool. Além disso, é fundamental manter o bom consumo de água, já que o álcool leva à desidratação do corpo.

No dia seguinte, é importante buscar alimentos mais leves, que não exijam tanto do organismo, como frutas e legumes. Não existe remédio milagroso para a ressaca, e o que os medicamentos podem fazer é tratar os sintomas.

É importante respeitar a decisão de quem não quer beber e não exercer pressão social em quem não quer consumir álcool. A redução das bebidas alcoólicas é uma tendência, especialmente entre os mais jovens, e é fundamental lembrar que o consumo excessivo de álcool pode trazer riscos de curto prazo, como acidentes de trânsito, casos de violência e risco de sexo desprotegido, além de aumentar o risco de doenças no futuro.

  • Evite beber em jejum e procure alimentar-se bem antes de consumir álcool.
  • Intercale o álcool com água para garantir a hidratação.
  • Opte por carboidratos, como frutas, massas e arroz branco, para elevar a glicemia no sangue.
  • Evite comidas gordurosas e procure manter o bom consumo de água.
  • Respeite a decisão de quem não quer beber e não exercer pressão social.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link