bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:00
Temperatura: -15.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Juro real do Brasil é de 9,23%, segundo maior do mundo pelo sétimo mês seguido

Juro Real do Brasil: Entendendo o Cenário Atual

O Brasil mantém o segundo maior juro real do mundo, com uma taxa de 9,23%, de acordo com o levantamento realizado pela MoneYou e Lev Intelligence. Essa posição é mantida pelo sétimo mês consecutivo, apesar de um leve recuo em relação a dezembro do ano passado, quando o juro real estava em 9,44%.

A taxa básica de juro, a Selic, foi mantida em 15% pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o que influencia diretamente no cálculo do juro real. O juro real é calculado excluindo a inflação, e é um importante indicador para investidores e economistas.

Na lista das 40 maiores economias do mundo, a Rússia assume a liderança com um juro real de 9,88%, seguida pelo Brasil. Em termos nominais, ou seja, considerando a inflação, o Brasil fica em quarto lugar, atrás de Turquia, Argentina e Rússia.

Análise do Cenário Econômico

O economista-chefe Jason Vieira destaca que o cenário de incertezas no Brasil persiste, principalmente devido aos gastos do governo e às pressões inflacionárias. Embora a inflação tenha mostrado alívio em alguns itens, as pressões inflacionárias continuam a influenciar as decisões do Copom.

Em uma análise mais ampla, considerando 165 países, 72,12% mantiveram os juros, 7,27% elevaram e 20,61% cortaram. No ranking dos 40 países, 67,50% mantiveram as taxas, 2,50% as elevaram e 30,00% as cortaram.

É importante notar que a manutenção da taxa Selic em 15% não alteraria significativamente a posição do Brasil no ranking de juros reais, mesmo com um corte de 0,25 ou 0,50 ponto percentual.

  • O juro real do Brasil é de 9,23%, o segundo maior do mundo.
  • A Rússia lidera o ranking com um juro real de 9,88%.
  • O cenário de incertezas no Brasil persiste devido a gastos do governo e pressões inflacionárias.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link