Resumo do Mercado
O Ibovespa Futuro apresentou alta nesta sexta-feira, impulsionado pelo desempenho positivo no mercado internacional, que foi sustentado pela expectativa de continuidade do ciclo de cortes do Federal Reserve (Fed). O contrato com vencimento em dezembro subiu 0,43%, alcançando 160.155 pontos.
Essa tendência positiva foi influenciada pela percepção de que o Fed continuará com seus cortes de taxas de juros, o que pode ter um impacto positivo nos mercados financeiros. Além disso, a participação do presidente Lula em eventos importantes, como a Conferência Nacional dos Direitos Humanos e a inauguração do SBT News, também esteve sob o radar dos investidores.
Expectativas do Mercado
No exterior, os investidores avaliam o corte da taxa de juros pelo Fed e mantêm expectativas positivas para reduções adicionais em 2026. O Fed cortou os juros conforme esperado, mas os comentários do presidente Jerome Powell e o comunicado foram vistos como menos “hawkish” do que o esperado.
Os investidores enfrentam incertezas sobre o rumo da política monetária dos Estados Unidos no próximo ano, devido às tendências de inflação e à força do mercado de trabalho, que permanecem pouco claras. No entanto, os operadores precificam dois cortes de juros em 2026, em contraste com as autoridades do banco central, que veem apenas um corte no próximo ano e outro em 2027.
Outros Fatores que Influenciam o Mercado
Além disso, as preocupações sobre as avaliações elevadas de empresas de tecnologia e inteligência artificial também estão presentes, após as previsões da Oracle e da Broadcom não terem impressionado os investidores.
- O Dow Jones Futuro subia 0,13%.
- O S&P Futuro tinha desvalorização de 0,22%.
- O Nasdaq Futuro recuava 0,65%.
- O contrato de dólar com primeiro vencimento recuava 0,10%, a R$ 5,491.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta, acompanhando os ganhos de Wall Street, após a decisão do Fed de cortar as taxas de juros. O banco central reduziu sua taxa de juros em 0,25 ponto percentual, colocando-a na faixa de 3,5% a 3,75%.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link