bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 17:31
Temperatura: 0.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Ibovespa Futuro registra queda na volta do feriado com mau humor internacional

Ibovespa Futuro Registra Queda na Volta do Feriado

O Ibovespa Futuro iniciou a sexta-feira com uma baixa, refletindo o mau humor internacional após o feriado do Dia da Consciência Negra. A queda foi influenciada pela decisão dos Estados Unidos de remover a tarifa de 40% de importação sobre alguns produtos brasileiros, bem como pelo cenário externo de aversão ao risco.

Às 9h04, o contrato com vencimento em dezembro caía 0,93%, aos 155.410 pontos. Essa reação foi uma resposta ao decreto assinado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que suspende os impostos de importação sobre produtos agrícolas afetados pela tarifa de 40% imposta em julho.

Reações ao Decreto e Cenário Externo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou a medida um “passo na direção certa, mas precisamos avançar ainda mais”. No exterior, os operadores mostravam-se preocupados com uma possível bolha da Inteligência Artificial (IA), apesar das previsões positivas da Nvidia.

  • O Dow Jones Futuro subia 0,22%.
  • O S&P Futuro tinha queda de 0,18%.
  • O Nasdaq Futuro recuava 0,48%.

Além disso, os dados sobre empregos nos Estados Unidos divulgados na véspera apresentaram um quadro misto, com aceleração da criação de vagas, mas uma taxa de desemprego no nível mais alto em quatro anos. Isso aumentou a incerteza do mercado e reduziu as expectativas de que o Federal Reserve corte os juros novamente este ano.

Dólar, Commodities e Exterior

O dólar á vista subia 0,41% ante o real, cotado a R$ 5,360 na venda. Na B3, o contrato de dólar com primeiro vencimento subia 0,49%, a R$ 5,365. Os mercados da Ásia-Pacífico recuaram, acompanhando a fraqueza das ações de tecnologia nos EUA e o arrefecimento das expectativas de um cuto de juros pelo Federal Reserve em dezembro.

Os preços do petróleo operavam com forte baixa, estendendo as quedas pela terceira sessão consecutiva, enquanto os Estados Unidos pressionavam por um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia que poderia aumentar a oferta no mercado global. As cotações do minério de ferro na China fecharam em queda pelo segundo dia seguido, pressionadas por sinais de demanda mais fraca e margens de lucro menores na indústria siderúrgica chinesa.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link