Futuros de Wall Street em Queda
Os futuros das bolsas de Nova York operavam em queda no domingo, 11, após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abrir uma investigação criminal contra o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Essa ação aumentou a aversão ao risco nos mercados globais.
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que a instituição foi intimada pela Justiça dos EUA e denunciou pressão política. De acordo com Powell, a ameaça de acusação criminal está ligada à resistência do banco central às demandas do governo Trump por cortes de juros.
Reações dos Mercados
Os contratos futuros do Dow Jones recuavam 199 pontos, enquanto os do S&P 500 caíam 0,5% e os do Nasdaq-100 registravam baixa de 0,7%. Isso reflete a cautela dos investidores diante da escalada de tensão entre a Casa Branca e o Fed.
Os investidores temem que a ofensiva coloque em xeque a autonomia da política monetária americana. O mandato de Powell à frente do banco central termina em maio.
Declarações de Powell
Powell afirmou que a investigação representa mais uma tentativa de Trump de influenciar as decisões de política monetária e disse que não cederá à pressão. “Isso é sobre saber se o Fed poderá continuar definindo as taxas de juros com base em evidências e nas condições econômicas ou se, em vez disso, a política monetária será dirigida por pressão política ou intimidação”, declarou.
O índice de volatilidade VIX subia na noite do domingo, indicando aumento na busca por proteção, em um momento em que as bolsas americanas vinham de recordes históricos e os investidores se preparam para a temporada de balanços e para a divulgação de novos dados de inflação nesta semana.
- Futuros do Dow Jones: -199 pontos
- Futuros do S&P 500: -0,5%
- Futuros do Nasdaq-100: -0,7%
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link