bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 23:43
Temperatura: -12°C
Probabilidade de chuva: 0%

Ex-diretor de Assassin’s Creed sobre AAA: “O futuro está em equipes menores”

Ex-diretor de Assassin’s Creed defende equipes menores em jogos AAA

O ex-diretor de Assassin’s Creed: Revelations e Unity, Alexandre Amancio, defendeu que a indústria de jogos precisa adotar mais o modelo de produção cinematográfica para viabilizar equipes menores em jogos AAA.

Segundo Amancio, “o futuro está em equipes menores”. Ele afirma que o tamanho das equipes de jogos AAA é um dos problemas que levam a cortes em massa e ao aumento do custo do desenvolvimento de jogos.

Amancio explica que, quando as equipes ultrapassam 100 pessoas, a dinâmica muda completamente e a proporção entre gerência e pessoas trabalhando efetivamente no jogo explode. Ele também afirma que adicionar mais pessoas a um problema não resolve o problema, mas sim cria “muito ruído e variáveis”.

Modelo de produção cinematográfica

A ideia de Amancio é que a indústria de games adote esquemas onde equipes principais de jogos sejam complementadas por terceirização e co-desenvolvimento de partes específicas do projeto, assim como ocorre na indústria cinematográfica.

Ele dá o exemplo de que, se um estúdio estiver trabalhando no sistema naval de um jogo, como Assassin’s Creed: Black Flag, esse recurso pode ser dado a um estúdio de co-dev para ser desenvolvido de forma independente, desde que os pontos de conexão com o jogo principal sejam estáveis.

Além disso, Amancio destaca que a indústria de jogos oriental, mais especificamente a japonesa, tem um modelo de negócios diferente e raramente faz cortes profundos em suas equipes. Empresas como Capcom, Konami e Nintendo são exemplos disso.

  • Capcom: conhecida por seus jogos de luta e terror, como Street Fighter e Resident Evil.
  • Konami: famosa por seus jogos de esporte e ação, como Pro Evolution Soccer e Metal Gear Solid.
  • Nintendo: uma das maiores empresas de jogos do mundo, criadora de franquias como Mario e Zelda.

Essas empresas têm um modelo de negócios baseado no “Oceano Azul”, que se concentra em criar produtos inovadores e de alta qualidade, em vez de apenas competir com os preços.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link