Estudo Identifica Cinco Perfis de Sono e Seu Impacto na Saúde
Um estudo recente conduzido por cientistas identificou cinco perfis de sono distintos, relacionados à qualidade do descanso noturno e seu impacto na saúde e no bem-estar. A pesquisa, realizada com dados de neuroimagem de 770 jovens adultos saudáveis, analisou exames coletados pelo Human Connectome Project, além de informações sobre sono, saúde e estilo de vida.
Os resultados mostraram que esses perfis biopsicossociais estão associados a padrões específicos de organização de redes cerebrais. O primeiro perfil está relacionado à baixa qualidade de sono e a quadros prejudicados de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade, estresse, medo e raiva. Já o segundo perfil refere-se a pessoas sem grandes problemas de sono, mas com problemas de saúde mental, como TDAH, raiva, estresse, medo e tristeza.
- O terceiro perfil é caracterizado por pessoas que recorrem a medicamentos para dormir, tendo maior conscienciosidade e satisfação com amizades e redes de apoio emocional, mas também apresentando questões cognitivas, como prejuízos na memória visual episódica.
- O quarto perfil inclui pessoas com menor tempo de sono, relacionado a comportamentos mais agressivos e dificuldades para processar emoção, linguagem e fluidez de raciocínio.
- Finalmente, o quinto perfil é caracterizado por pessoas com distúrbios de sono, como acordar com frequência durante a noite, apresentando comportamentos agressivos, problemas cognitivos, ansiedade, hipertensão, tabagismo e dependência de álcool.
De acordo com Aurore Perrault, neurocientista da Universidade Concordia, no Canadá, “os diferentes perfis de sono também foram sustentados por padrões únicos de funcionamento cerebral observados em exames de ressonância magnética, o que sugere que as experiências de sono se refletem não apenas na saúde e no comportamento, mas também na estrutura e na atividade do cérebro”.
A equipe da pesquisa espera que esses resultados possam ajudar a diagnosticar e tratar melhor distúrbios do sono e problemas de saúde relacionados, ampliando a compreensão sobre a relação entre o sono e a saúde.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link