bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:48
Temperatura: 0.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

A reforma da Previdência, promulgada em 2019, estabeleceu regras automáticas de transição que mudam a concessão de benefícios a cada ano. É fundamental que quem está prestes a se aposentar esteja atento a essas alterações.

As mudanças afetam a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade. A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição sofreu alterações, com a soma da idade e dos anos de contribuição subindo em janeiro para 93 pontos (mulheres) e 103 pontos (homens).

Os servidores públicos também estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Além disso, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.

  • Para a aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 59 anos e meio (mulheres) e 64 anos e meio (homens).
  • A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031.
  • O tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

Em relação aos professores, as mulheres passam a se aposentar aos 54 anos e meio, e os homens, aos 59 anos e meio. A idade é acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031.

A aposentadoria por idade também sofreu alterações. A idade mínima está fixada em 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, com um tempo mínimo de contribuição exigido de 15 anos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite simulações da aposentadoria no computador e no celular, permitindo que os segurados verifiquem suas informações e simulem sua aposentadoria.

É importante lembrar que as regras de transição já cumpridas não mudarão em 2026, como a regra do pedágio de 100% sobre o tempo de contribuição e a regra de pedágio para o setor privado.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link