Dólar hoje avança em meio à queda das commodities no exterior
O dólar à vista opera com alta ante o real nesta segunda-feira, enquanto no exterior a divisa cede ante a maior parte das demais divisas, em meio à queda firme de commodities como o petróleo e o minério de ferro.
No Brasil, destaque para o retorno dos trabalhos no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF), que recolocam Brasília no centro das atenções. A cotação do dólar hoje é de R$ 5,261 na venda, com alta de 0,25% em relação ao dia anterior.
Na sexta-feira, o dólar fechou cotado a R$ 5,2481, em alta de 1,04%, impulsionado pela disputa pela formação da taxa Ptax de fim de mês e pelo avanço firme da moeda no exterior. Isso ocorreu após a indicação do ex-diretor do Federal Reserve Kevin Warsh para comandar o banco central norte-americano.
Algumas das principais razões para a alta do dólar incluem:
- Disputa pela formação da taxa Ptax de fim de mês
- Avanço firme da moeda no exterior
- Indicação do ex-diretor do Federal Reserve Kevin Warsh para comandar o banco central norte-americano
No entanto, o dólar mostra maior acomodação no exterior, recuando ante boa parte das divisas de exportadores de emergentes e exportadores de commodities, como o peso mexicano e o peso chileno. Isso ocorre em meio à queda de mais de 1% do minério de ferro na China e do recuo de mais de 4% do petróleo.
O mercado vem precificando que o Banco Central iniciará em março o ciclo de cortes da taxa básica Selic, que atualmente está em 15%. A expectativa para a taxa básica Selic permanece em 12,25% ao ano.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link