Crescimento de 14%: o Segredo das Melhores Empresas para Trabalhar
De acordo com o estudo “As 175 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2025” divulgado pelo Great Place To Work (GPTW), as empresas brasileiras estão se tornando mais maduras, diversas e inovadoras. Isso se reflete positivamente nos resultados financeiros das corporações, com um crescimento médio de 14% em 2024, desempenho 4,1 vezes superior ao PIB brasileiro.
A pesquisa avaliou mais de 5 mil empresas, que impactam diretamente 5 milhões de trabalhadores, e revelou que as companhias premiadas têm uma cultura de confiança e inovação como motor do desenvolvimento econômico e humano do país. A CEO do GPTW Brasil, Tatiane Tiemi, afirma que “empresas que colocam as pessoas no centro das decisões crescem de forma sustentável”.
Os dados de 2025 indicam um envelhecimento gradual da força de trabalho, com o grupo de profissionais com até 34 anos recuando de 53% em 2022 para 49%, enquanto a faixa acima de 45 anos subiu de 16% para 19%. A predominância segue entre 26 e 44 anos, faixa etária que reúne dois terços dos colaboradores.
- A presença feminina manteve ritmo de expansão em todos os níveis hierárquicos, com as mulheres representando 43% da força de trabalho nas empresas premiadas.
- A representatividade é maior nas empresas de médio porte, em torno de 12%, e em setores como saúde chegam a 33% e educação a 17%.
- A liderança feminina ainda é a fronteira mais desafiadora e estratégica para a transformação cultural.
A pesquisa também reforça a necessidade de avanços na inclusão racial, com 38% dos colaboradores se autodeclaram negros, 9% pretos e 29% pardos. As companhias com políticas estruturadas de promoção interna e diversidade racial apresentam desempenho superior no Trust Index, indicador que mede a confiança dos colaboradores na liderança.
No topo do ranking entre as melhores empresas estão os setores de serviços financeiros e de seguros, tecnologia da informação, produção e manufatura e serviços profissionais. São Paulo lidera em número de empresas reconhecidas, mas o Nordeste foi o destaque de 2025, mostrando que a cultura de confiança está se disseminando pelo país.
A pesquisa também mostra que o crescimento das melhores empresas está fortemente ligado à inovação, com organizações no estágio acelerado de inovação apresentando crescimento médio de 25% no faturamento. O principal fator de permanência dos colaboradores segue sendo a oportunidade de crescimento, seguido de qualidade de vida e alinhamento de valores.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link