bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 05:04
Temperatura: -9.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

Lista dos Criminosos Mais Procurados do Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou uma nova lista com os criminosos mais procurados do Brasil, como parte do Programa Captura. O objetivo é identificar, localizar e prender os principais criminosos foragidos do país.

Cada Estado indicou oito alvos prioritários com base em critérios de risco, incluindo a gravidade e natureza do crime cometido, vinculação com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.

Como Funciona o Programa

A lista dos procurados está disponível no portal institucional do Ministério da Justiça e permite que os órgãos de segurança de todo o país identifiquem os alvos prioritários. Isso facilita operações conjuntas, acelera diligências e potencializa a captura interestadual de foragidos.

Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais 190 e 197. O cadastro pode ser atualizado semestralmente ou, em casos excepcionais, a qualquer tempo.

Sistema Nacional de Inteligência

O ministro da Justiça também instituiu o Sistema Nacional de Inteligência para Enfrentamento ao Crime Organizado (Orcrim). O novo sistema tem como objetivos promover a integração entre os órgãos de segurança, permitir a interoperabilidade entre bancos de dados e unificar metodologias de identificação de indivíduos ligados a estruturas criminosas.

O acesso ao Orcrim será restrito às agências de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Civis e Militares dos estados e do Distrito Federal, além das secretarias estaduais de segurança pública e dos sistemas penitenciários.

  • Os principais objetivos do Programa Captura são:
  • Identificar e localizar os principais criminosos foragidos do país
  • Promover a integração entre os órgãos de segurança
  • Permitir a interoperabilidade entre bancos de dados

O governo espera que essas medidas ajudem a reduzir a criminalidade no país e a aumentar a segurança pública.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link