Cervejas Livres de Metanol: Adulteração da Bebida “Não Faz Sentido”, Diz Associação
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) avalia que a adulteração de cerveja com metanol não faz sentido do ponto de vista econômico, já que não traria qualquer vantagem comercial. Isso ocorre diante da crise com o aumento de casos de intoxicação por metanol provocados pela ingestão de bebidas adulteradas.
De acordo com a entidade, a produção de cervejas, sejam artesanais ou fabricadas em larga escala, está sujeita às mesmas rígidas legislações, que estabelecem padrões de qualidade e segurança que garantem a confiabilidade do produto oferecido ao consumidor. Além disso, a quantidade de metanol presente na cerveja é “amplamente segura conforme parâmetros internacionais”.
Os especialistas consultados pelo Estadão alertam, porém, que é possível falsificar bebidas fermentadas com a substância tóxica. Até o momento, o Brasil já soma mais de 100 casos notificados, ainda sob investigação, incluindo 11 mortes. A química Glauce Guimarães Pereira explica que é mais fácil utilizar metanol para adulterar bebidas alcoólicas destiladas, pois o metanol puro tem gosto levemente alcoólico e não tem odor forte característico.
Para a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paulistas (Acerva Paulista), o setor adotou cuidados redobrados desde o caso de contaminação da Cervejaria Backer, em 2020, em Minas Gerais. O presidente da entidade, Carlos Santana, destaca que o impacto da pandemia no setor de bares e restaurantes pode ter influenciado a atual crise, e que é fundamental buscar parceiros e fornecedores que atuem há muito tempo no mercado, oferecendo produtos de qualidade e certificados.
- A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) avalia que a adulteração de cerveja com metanol não faz sentido do ponto de vista econômico.
- A produção de cervejas está sujeita às mesmas rígidas legislações, que estabelecem padrões de qualidade e segurança.
- A quantidade de metanol presente na cerveja é “amplamente segura conforme parâmetros internacionais”.
Em resumo, a adulteração de cerveja com metanol não é uma prática comum devido à sua baixa rentabilidade e à facilidade de detecção. Além disso, a indústria cervejeira adotou medidas para garantir a segurança e a qualidade dos produtos, o que minimiza o risco de contaminação.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link