bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 22:10
Temperatura: 8.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Calendário econômico: trabalho e balanços no Brasil e juros nos EUA serão foco

Calendário Econômico: Trabalho e Balanços no Brasil e Juros nos EUA Serão Foco

A semana passada foi marcada pela divulgação do IPCA-15 no Brasil e de dados de inflação nos Estados Unidos, apesar da agenda esvaziada por lá em decorrência do shutdown. Nessa semana, os destaques serão a divulgação do mercado de trabalho por aqui e, por lá, a decisão de juros do Federal Open Market Comittee (FOMC) do Federal Reserve deve movimentar os mercados.

A semana também contará com muitas importantes divulgações de resultados, tanto nos EUA quanto no Brasil. Por aqui, os balanços de grandes bancos começam a ser conhecidos, com a apresentação dos dados do Bradesco. Mas o resultado mais importante da semana, por aqui, é a Vale. Já nos EUA, parte das Sete Magníficas traz a público seus dados, como Microsoft, Alphabet e Meta, na quarta-feira. Já na quinta, será a vez de Apple e Amazon.

Agenda Doméstica

A semana começa com a divulgação do IPC da FIPE e da sondagem do consumidor da FGV, na segunda-feira, além do Relatório Focus do Banco Central e da balança comercial semanal. Na terça-feira, saem o INCC-M de outubro e a sondagem da construção, ambos da FGV.

  • Na quarta-feira, uma bateria de dados do Banco Central, incluindo a Nota de política monetária e operações de crédito de setembro e o Fluxo Cambial semanal, além do Relatório mensal da dívida pública federal.
  • Na quinta-feira, os números mais aguardados do campo doméstico são o Caged de setembro, com expectativa de criação de 170 mil vagas formais, e o resultado primário do Governo Central, projetado em superávit de R$ 15,5 bilhões.
  • Encerrando a semana, na sexta-feira, o IBGE divulga a taxa de desemprego da PNAD Contínua, com projeção de 5,6%, enquanto a ANEEL define a bandeira tarifária de energia elétrica para novembro.

Indicadores Internacionais

No exterior, o foco recai sobre os juros nos Estados Unidos. Na quarta-feira, o Fed anuncia sua decisão de política monetária, com expectativa de manutenção da taxa em 4%, seguida de discurso do presidente Jerome Powell. Na quinta-feira, há expectativa de publicação do PIB do terceiro trimestre, com projeção de alta anualizada de 3%.

Na Europa, o destaque fica para a reunião do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira, com expectativa de manutenção da taxa de juros em 2,15%, e para a divulgação do PIB do bloco no terceiro trimestre, que deve ficar estável em 0,0%. Na Ásia, o dado mais relevante é o PMI composto da China, que será divulgado na noite de quinta-feira.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link