Resumo da Ata do Copom e Destaques Econômicos
O mercado financeiro está atento à divulgação da Ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve detalhar os motivos que levaram o Banco Central a manter a taxa Selic em 15% ao ano. A decisão ocorre em um momento em que a inflação segue acima do centro da meta, com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrando alta de 0,48% em setembro.
Além disso, o boletim Focus reforça o quadro de estabilidade nas expectativas, com os economistas mantendo a estimativa para o IPCA de 2025 em 4,55%, ainda acima do teto da meta de 4,5%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar hoje o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda.
Destaque Internacional
A paralisação recorde de 41 dias do governo dos EUA pode terminar já nesta quarta-feira, após o Senado aprovar uma medida de financiamento temporária apoiada por um grupo de oito democratas centristas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que todos os controladores de tráfego aéreo retornem imediatamente ao trabalho e ameaçou reduzir o salário de quem não cumprir a determinação.
Agenda do Dia
O presidente Lula inicia a agenda às 9h, com reunião com o chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Marco Aurélio Marcola. Já o presidente do Banco Central, Gabriel Muricca Galípolo, cumpre agenda em São Paulo, onde se reunirá com representantes da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e do Institute of International Finance (IIF).
- O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Renato Dias de Brito Gomes, participa da LiveBC – 5 anos do Pix, no Rio de Janeiro.
- O mercado brasileiro segue em ritmo acelerado, com o Ibovespa emplacando a 14ª alta consecutiva e o real valorizando-se pela quarta vez seguida.
- O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação sobre as maiores empresas frigoríficas do país por suspeita de conluio e fixação de preços.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link