Leilão de Blocos de Petróleo no Pré-Sal
O governo brasileiro realizará um leilão de sete blocos de exploração de petróleo na região do pré-sal nesta quarta-feira (22). A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) conduzirá o processo, que contará com a participação de 15 empresas habilitadas, incluindo a Petrobras.
A sessão pública do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP) começará às 10h, na sede da ANP, no Rio de Janeiro. As empresas interessadas em participar da concorrência pública devem apresentar declaração de interesse e garantias de que são capazes de assumir os empreendimentos.
Blocos em Disputa
Os sete blocos em disputa estão localizados nas bacias de Santos e Campos, no litoral do Sudeste. São eles:
- Bacia de Santos: blocos Esmeralda e Ametista
- Bacia de Campos: blocos Citrino, Itaimbezinho, Ônix, Larimar e Jaspe
A Petrobras já manifestou o direito de preferência para ser operadora de 40% do bloco de Jaspe.
Empresas Habilitadas
Além da Petrobras, outras 14 empresas estão habilitadas a participar do leilão, incluindo:
- Brasileiras: Prio e Brava Energia (3R Petroleum)
- Estrangeiras: BP, Chevron, Ecopetrol, Equinor, Karoon, Petrogal, Petronas, Qatarenergy, Shell, Total Energies, Sinopec e CNOOC
O leilão é realizado no modelo de partilha, onde a empresa ou consórcio vencedor paga um valor fixo de bônus de assinatura e oferece uma parcela de excedente de produção à União.
A ANP destaca que as Ofertas Permanentes (OPs) integram o processo de diversificação energética para uma economia de baixo carbono, com produção no pré-sal tendo menor pegada de carbono em relação à média mundial.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link