O que é Doomscrolling?
O Doomscrolling é um hábito de rolar incessantemente a tela, vendo um conteúdo após o outro, principalmente se forem de teor negativo e tendencioso. Esse consumo de produções online está inserido em um contexto no qual as redes sociais são as principais fontes disseminadoras.
Por que o Doomscrolling é prejudicial?
O hábito de ficar rolando a tela sem parar em busca de notícias negativas pode reforçar pensamentos e uma mentalidade negativa, impactando diretamente na saúde mental, ansiedade, sentimentos de medo, estresse e tristeza, e até depressão. Além disso, o Doomscrolling também afeta a qualidade do sono, podendo contribuir para a insônia.
Como a geração Z está vencendo o Doomscrolling?
A Geração Z é um público bastante afetado pelo Doomscrolling, visto que ele está enquadrado digital, especialmente nas redes sociais. No entanto, existem algumas medidas que podem ajudar a vencer o Doomscrolling — ou pelo menos a amenizar esta tentação:
- Impor limites e dificultar o uso do celular: definir um tempo máximo do uso de apps específicos é um ótimo primeiro passo para evitar distrações e a rolagem compulsória.
- Detox digital: fazer um detox digital significa abdicar do tempo de tela para focar no bem-estar físico e emocional.
- Ajuda profissional: se a sua jornada para frear o Doomscrolling está difícil, pode ser viável buscar uma ajuda profissional, como a de um terapeuta especializado em terapia cognitivo-comportamental.
Com essas medidas, é possível controlar o hábito de Doomscrolling e melhorar a saúde mental e o bem-estar geral.
Este conteúdo pode conter links de compra.