bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:37
Temperatura: -0.5°C
Probabilidade de chuva: 1%

CEOs do Elite InfoMoney respondem por 83% da receita das empresas listadas na B3

CEOs do Elite InfoMoney: Liderança e Estratégia em Tempos de Incerteza

Em um cenário econômico marcado por incertezas, com questões fiscais e taxas de juros altas, 54 executivos brasileiros se destacam por sua excelência em estratégia e gestão. Os CEOs do Elite InfoMoney, um levantamento que reconhece as empresas brasileiras de capital aberto que crescem mais e com mais consistência, respondem por 83% das receitas das empresas listadas na B3.

Esses líderes têm demonstrado capacidade de navegar em um ambiente desafiador, com taxas de juros em alta e incertezas fiscais. De acordo com David Kallás, presidente da Associação Nacional de Executivos (Anefac), “essa é a vida dos executivos brasileiros, que nos últimos 30 anos mostraram capacidade de navegar em um mar turbulento”.

Resultados Consistentes

O levantamento do Elite InfoMoney considera dados de 2022 a 2024 e mostra que as empresas que compõem o grupo registraram crescimento de receita de 4,69% em 2024, superior ao resultado de 4,63% observado no universo total da bolsa. Além disso, os indicadores de rentabilidade reforçam essa vantagem estrutural, com margem líquida mediana das empresas do Elite InfoMoney superando de forma consistente o restante do mercado.

Os dados apontam que o Elite InfoMoney não destaca apenas empresas que crescem rápido, mas sim aquelas que crescem de forma sustentável, com qualidade e consistência. “São companhias que aliam eficiência operacional, rentabilidade recorrente e valorização acima da média, consolidando liderança e transformando seus setores”, afirma Riveiro.

Olhar Setorial

A composição das 54 empresas da lista Elite InfoMoney 2025 revela um padrão consistente de elevada concentração setorial ao longo dos últimos três anos. Os cinco maiores setores respondem por cerca de 70% do faturamento total, enquanto os dez principais se mantêm acima dos 86%.

O setor bancário, em especial, ampliou sua liderança, passando de 22,8% do total em 2022 para 28,34% em 2024, reflexo tanto da resiliência dos grandes bancos quanto da expansão de serviços financeiros em um ambiente de digitalização acelerada.

Novos Desafios para os CEOs

No horizonte de 2026, as eleições já apontam um período de incerteza. Soma-se a esse cenário os avanços da Inteligência Artificial (IA), que trazem aos CEOs a tarefa de implementar o ambiente propício para capturar valor com a transformação digital em curso.

Os principais pontos de preocupação incluem a qualificação dos colaboradores em meio ao avanço exponencial do segmento e a retenção de talentos em meio à gestão de até cinco gerações de colaboradores. Além disso, os líderes devem lidar com os desafios e as oportunidades da diversidade geracional.

  • Desenvolver estratégias para capturar valor com a transformação digital em curso
  • Qualificar colaboradores em meio ao avanço exponencial do segmento de Inteligência Artificial
  • Retenção de talentos em meio à gestão de até cinco gerações de colaboradores

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link