bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:03
Temperatura: 13.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

ETFs ganham espaço em meio à concentração de gigantes no Ibovespa

A concentração de grandes empresas dentro dos principais índices de mercado, como o Ibovespa, tem reacendido o debate sobre a representatividade e a necessidade de diversificação nas carteiras. Nesse cenário, os ETFs (Exchange Traded Funds) voltam a ganhar relevância como alternativa de exposição mais equilibrada.

Para especialistas, a concentração excessiva é uma das principais razões que têm levado gestores a buscar novas formas de gerar alfa e reduzir a exposição a riscos ligados a commodities e variáveis macroeconômicas globais. A criação de índices alternativos, como os que utilizam ponderações fundamentadas ou estratégias baseadas em fatores, tem ganhado espaço no mundo.

Os mercados emergentes, como o brasileiro, pedem índices sob medida, personalizados para atender às necessidades específicas de cada mercado. A tecnologia tem sido fundamental nesse processo, permitindo a criação de índices mais complexos e a gestão de grandes volumes de dados.

  • A concentração de grandes empresas nos principais índices de mercado é uma das principais razões que têm levado gestores a buscar novas formas de gerar alfa e reduzir a exposição a riscos.
  • A criação de índices alternativos, como os que utilizam ponderações fundamentadas ou estratégias baseadas em fatores, tem ganhado espaço no mundo.
  • A tecnologia tem sido fundamental nesse processo, permitindo a criação de índices mais complexos e a gestão de grandes volumes de dados.

Os ETFs ativos e a tokenização apontam para o futuro, com a migração natural da gestão ativa para estruturas mais transparentes e baratas. A próxima fronteira será a tokenização dos instrumentos financeiros, que deve permitir negociações 24 horas por dia em diferentes jurisdições.

Em resumo, os ETFs estão ganhando espaço em meio à concentração de gigantes no Ibovespa, oferecendo uma alternativa de exposição mais equilibrada e permitindo a diversificação das carteiras. A tecnologia e a criação de índices alternativos são fundamentais nesse processo, e a tokenização aponta para um futuro com mais transparência e acessibilidade.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link