bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 10:10
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Taxas de juros longas sobem em dia de aversão global a ativos de risco

Resumo do Mercado Financeiro

As taxas de juros longas subiram em uma sessão marcada pela aversão global a ativos de risco. Isso ocorreu em meio a receios de uma possível correção intensa no mercado de ações norte-americano, impulsionado recentemente pela euforia em torno da inteligência artificial.

Os índices de ações foram pressionados na Europa e nos Estados Unidos, enquanto o dólar ganhou força ante outras divisas, incluindo o real. A busca por proteção nos Treasuries norte-americanos resultou em uma queda nos rendimentos dos títulos, enquanto no Brasil a aversão ao risco se refletiu na alta das taxas dos DIs, especialmente entre os contratos mais longos.

Principais Pontos do Mercado

  • A taxa do DI para janeiro de 2035 atingiu a máxima intradia de 13,670%, em alta de 8 pontos-base ante o ajuste da véspera.
  • O dólar à vista oscilou próximo dos R$5,40, com os agentes buscando proteção na moeda norte-americana.
  • A curva precificava 99% de probabilidade de manutenção da taxa Selic em 15% ao ano, com a dúvida sobre quando o Banco Central iniciará o ciclo de cortes.
  • O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as taxas de juros terão que cair, pois não é sustentável manter juros altos com a inflação em 4,5%.

O mercado aguarda a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a Selic, na noite de quarta-feira. A expectativa é que o BC mantenha uma postura conservadora, sem sinalização de corte de juros no curto prazo, de acordo com análise do consultor Sérgio Goldenstein, da Eytse Estratégia.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link