bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 21:13
Temperatura: 7.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

DIs fecham em leve alta antes de decisão do Copom sobre Selic nesta quarta-feira

Resumo da Sessão de DIs

Os DIs fecharam a segunda-feira com leves altas, ante os ajustes de sexta-feira, com investidores à espera da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a taxa básica Selic, que será divulgada na quarta-feira.

No exterior, os rendimentos dos Treasuries de prazos longos também tiveram altas leves, em meio às dúvidas do mercado sobre a trajetória dos juros nos Estados Unidos. A taxa do DI para janeiro de 2028 estava em 13,16%, em alta de 2 pontos-base ante o ajuste de 13,139% da sessão anterior.

Projeções e Índices

O boletim Focus do Banco Central mostrou que a mediana das projeções dos economistas do mercado para a inflação este ano foi de 4,56% para 4,55% e para o próximo ano seguiu em 4,20%. A Selic esperada para o fim de 2025 seguiu em 15% e para o final de 2026 permaneceu em 12,25%.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) para a indústria brasileira subiu a 48,2 em outubro, ante 46,5 em setembro, seguindo abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo sexto mês seguido. Já o PMI industrial nos Estados Unidos caiu de 49,1 em setembro para 48,7 em outubro.

Expectativas para a Decisão do Copom

Os números divulgados no Brasil e nos Estados Unidos pouco influenciaram a curva de DIs, e os agentes seguiram posicionados à espera da decisão de quarta-feira do Copom. Perto do fechamento da sessão regular, a curva precificava 98% de probabilidade de manutenção da taxa Selic em 15% ao ano.

Mais do que a decisão em si, o mercado estará atento na quarta-feira às indicações do BC para as próximas reuniões do Copom — em dezembro e, principalmente, em janeiro. Eles buscarão pistas sobre quando o colegiado começará a cortar a taxa básica — já no início do primeiro trimestre de 2026 ou mais à frente.

  • A grande maioria acredita que o corte de juros vem só no ano que vem, talvez março, abril.
  • O fato é que os últimos dados de atividade mostraram uma economia bastante robusta ainda.
  • O grande destaque desta semana é o que o BC vai falar na quarta-feira.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link