bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 22:57
Temperatura: 7.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

“Ansiedade da ressaca” é real, e cientistas revelam quem sente mais o efeito

A Ansiedade da Ressaca: Um Fenômeno Real

A “ansiedade da ressaca” ou “hangxiety” é um termo usado para descrever a depressão emocional que as pessoas sentem após beber. Embora não seja um diagnóstico oficial, pesquisadores australianos afirmam que esse fenômeno é real e existe uma “associação significativa” entre ressacas e o aumento de emoções negativas, incluindo ansiedade, estresse e depressão.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas conduziram uma meta-análise de 22 estudos que envolveram 6.152 pessoas com idade média de 27 anos. Depois de analisar os resultados de cada estudo, eles descobriram que pessoas propensas à ansiedade ou ao mau humor, ou aquelas que bebem para lidar com o estresse, sentem mais intensamente a “ansiedade de ressaca”.

Quem Sente Mais o Efeito?

Pessoas que agem de maneiras que “vão contra seus valores pessoais” enquanto estão bêbadas também geralmente se sentem mais envergonhadas, arrependidas ou ansiosas durante uma ressaca. Esses sentimentos podem levar a pensamentos excessivos e autocríticas severas, o que agrava o sofrimento emocional ou a “ansiedade da ressaca”.

Por outro lado, aqueles com maior resiliência emocional — a capacidade de se adaptar ao estresse e manter a perspectiva — tendem a lidar com a situação de forma mais eficaz. Isso sugere que a capacidade de gerenciar o estresse e manter uma perspectiva saudável pode ser um fator importante na redução da “ansiedade da ressaca”.

Conclusões

Os cientistas não explicaram exatamente como o álcool pode desencadear essa ansiedade. No entanto, estudos anteriores sugeriram que o álcool influencia o humor e os níveis de ansiedade no cérebro de uma pessoa, fazendo com que ela se sinta mais feliz e relaxada. Uma vez que os níveis de álcool diminuem no corpo, os sentimentos de ansiedade e depressão podem aumentar.

Em resumo, a “ansiedade da ressaca” é um fenômeno real que afeta pessoas que são mais propensas à ansiedade ou ao mau humor, ou aquelas que bebem para lidar com o estresse. A capacidade de gerenciar o estresse e manter uma perspectiva saudável pode ser um fator importante na redução da “ansiedade da ressaca”.

  • A “ansiedade da ressaca” é um fenômeno real que afeta pessoas que são mais propensas à ansiedade ou ao mau humor.
  • Pessoas que bebem para lidar com o estresse são mais propensas a sentir a “ansiedade da ressaca”.
  • A capacidade de gerenciar o estresse e manter uma perspectiva saudável pode ser um fator importante na redução da “ansiedade da ressaca”.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link