Minério de Ferro: Preços em Queda devido à Demanda Fraca por Aço na China
O mercado de minério de ferro enfrentou uma queda nos preços futuros na terça-feira, impulsionada pela fraqueza na demanda de aço para uso final na China. Embora a reposição de estoques antes do feriado do Dia Nacional da China tenha oferecido algum suporte, os preços não conseguiram se manter estáveis.
O contrato de janeiro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China caiu 1,23%, fechando em 802,5 iuanes (US$112,83) a tonelada. Já o minério de ferro de referência de setembro na Bolsa de Cingapura recuou 0,19%, a US$105,6 a tonelada.
A demanda de aço para uso final na China apresentou uma queda acentuada no terceiro trimestre, o que manteve os preços do minério de ferro sob pressão. Isso ocorre apesar do aumento no consumo de aço industrial no primeiro semestre do ano, que foi de mais de 7% em relação ao ano anterior.
Além disso, a China, maior produtora mundial de aço, anunciou que restringirá “estritamente” a nova capacidade no setor siderúrgico devido ao excesso de produção que levou à queda dos preços. Já os grandes produtores de aço, como Japão e Índia, divulgaram resultados mistos na produção de aço bruto.
- A produção de aço bruto do Japão caiu 3,4% em agosto, para 6,64 milhões de toneladas em relação ao ano anterior.
- A produção da Índia aumentou 14,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O presidente do banco central da China prometeu lançar mão de uma variedade de ferramentas de política monetária para apoiar a recuperação econômica, após a divulgação de dados econômicos decepcionantes na semana passada.
Esses fatores contribuem para a instabilidade no mercado de minério de ferro, refletindo a complexidade da economia global e a importância da demanda por aço na China.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link