bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 04:31
Temperatura: -4.5°C
Probabilidade de chuva: 1%

Focus, Haddad, PIB da China, feriado nos EUA e Davos: os destaques desta segunda

Resumo da Semana Econômica

A semana começa com o lançamento do Boletim Focus, que traz novas projeções para 2026. O relatório mostra uma pequena queda na expectativa para a inflação do ano, enquanto as estimativas para 2027 e 2028 se mantiveram iguais. Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista ao vivo ao canal UOL.

No campo internacional, o mercado está de olho no Fórum Econômico Mundial, que começa esta semana em Davos, na Suíça. O presidente dos EUA, Donald Trump, deve discursar no Fórum na quarta-feira. Já na China, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,5% no período de outubro a dezembro, representando uma desaceleração em relação aos 4,8% registrados no terceiro trimestre.

Nos EUA, a segunda-feira marca o feriado de Martin Luther King Jr. Day, o que pode reduzir a liquidez dos mercados. Além disso, o Canadá e a China fecharam um acordo comercial inicial que reduzirá as tarifas sobre veículos elétricos e canola.

Agenda da Semana

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia a agenda desta segunda-feira às 9h, no Palácio do Planalto, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
  • Às 10h, recebe o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
  • No período da tarde, às 14h40, Lula se reúne com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcelo Weick.

Além disso, o Mercosul busca abrir outros mercados após concluir o acordo comercial com a União Europeia e fazer parcerias com o mundo todo, em especial com Canadá, México, Vietnã, Japão e China.

Outras Notícias

O Brasil também está discutindo a importação de biodiesel, com entidades associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) defendendo a abertura da importação do produto.

Por fim, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o cadastramento de quatro pessoas indicadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para a entrega diária de alimentação especial durante o cumprimento da pena em Sala de Estado Maior na Papudinha.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link