XP Investimentos Coloca 3Tentos como Top Pick no Agronegócio
A 3Tentos (TTEN3) mostrou uma performance sólida após sobreviver a um dos ciclos de baixa mais severos da história do agronegócio, o que levou a XP Investimentos a reavaliar a companhia e posicioná-la como sua top pick no setor.
Além disso, a XP atualizou o preço-alvo da companhia para R$ 23,6 por ação em 2026, contra os R$ 18,7 do período anterior. Os analistas acreditam que o mercado ainda não precifica adequadamente o perfil de composição de valor da 3Tentos e suas opções de crescimento.
O Setor do Agronegócio como uma Corrida de Resistência
Os analistas da XP veem o setor do agronegócio brasileiro como uma corrida de resistência, não uma corrida de velocidade, e a 3Tentos como um triatleta de alta performance, preparado para superar ciclos. O modelo verticalizado da companhia integra insumos agrícolas, indústria e trading em um ecossistema resiliente que permite à companhia crescer, reinvestir e gerar retornos compostos no longo prazo.
Na visão dos analistas, o modelo integrado que combina insumos agrícolas, indústria e trading foi a peça-chave para que a companhia sustentasse um CAGR de 24% em receita e 14% em Ebitda entre 2022 e 2025.
Oportunidades de Crescimento
A 3Tentos conta com quatro grandes oportunidades espalhadas entre suas linhas de negócios:
- O mercado de insumos
- As margens na indústria
- A operação de trading
- A diversificação de produtos com a entrada do etanol de milho
Os analistas acreditam que a companhia possa crescer com a esperada normalização e contínuos ganhos de participação de mercado em insumos agrícolas, sustentados por uma posição financeira sólida e expansão disciplinada.
Além disso, a XP espera que a companhia tenha ganhos de escala na operação de trading sem a necessidade adicional de alocação de Capex, e que a diversificação da companhia ao incluir o etanol de milho possa trazer um aumento da margem bruta em dólares americanos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link