bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:46
Temperatura: 0.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

XP: Cenário econômico previsível e ambiente político agitado; o que esperar para 2026

Cenário Econômico e Político para 2026

De acordo com a XP Investimentos, o cenário econômico nacional pode ser relativamente estável em 2026, apesar das incertezas no campo político e mundial. A desaceleração no crescimento, com o PIB estimado em 2,3% em 2025, levou a uma trajetória de queda da inflação, que deve ser aprofundada neste ano.

A apreciação tardia do real, combinada ao barateamento dos bens importados e a queda dos preços dos alimentos, contribuiu para esse movimento. Além disso, a previsibilidade neste cenário deve permitir ao banco central iniciar um ciclo gradual de cortes de juros a partir de março, com uma projeção para a taxa Selic de 12,50% no final deste ano.

Política Fiscal e Despesas

A política fiscal também deve seguir com relativa tranquilidade em 2026, com a aprovação de novas medidas de arrecadação que devem dar fôlego extra às receitas. No entanto, os analistas avaliam que o país precisará passar por um ajuste nas despesas, com a aprovação pelo Congresso da ampliação das despesas discricionárias em detrimento das obrigatórias.

A XP espera déficit total de R$ 45,8 bilhões em 2026 (0,3% do PIB), com um superávit primário de 4,0 bilhões (0,0% do PIB) excluindo as despesas fora da meta.

Eleições e Cenário Político

No campo político, os ânimos ficam mais agitados, com a corrida eleitoral em 2026 e o desenrolar da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. O presidente Lula segue em busca da consolidação de sua popularidade, recuperada em meados do ano passado.

Os resultados desse aquecimento devem ditar o rumo dos demais partidos de centro-direita, e o desfecho da disputa deve permanecer em aberto até as proximidades da eleição.

  • Crescimento do PIB em 2026: 1,7%
  • Previsão para a taxa Selic: 12,50% no final de 2026
  • Déficit total em 2026: R$ 45,8 bilhões (0,3% do PIB)

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link