bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 15:59
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Resumo das Taxas dos DIs após Ataque dos EUA à Venezuela

As taxas dos DIs (Derivativos de Índice) fecharam a segunda-feira com movimentos mistos, demonstrando acomodação no fim do dia após alguns picos vistos pela manhã em meio aos desdobramentos da prisão nos EUA do líder venezuelano Nicolás Maduro. A taxa do DI para janeiro de 2028 fechou em 12,99%, com baixa de 5 pontos-base, enquanto a taxa para janeiro de 2035 marcou 13,485%, com avanço de 6 pontos-base.

O ataque norte-americano à Venezuela lançou dúvidas sobre a dinâmica global de produção e venda de petróleo, já que o país sul-americano possui a maior reserva comprovada de óleo do mundo. Além disso, o ataque acendeu o alerta na América Latina como um todo, em meio às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de ações contra outros países, como a Colômbia e o México.

No campo político, o ataque norte-americano foi interpretado como um possível fator de fortalecimento da direita na América do Sul, em um ano em que haverá eleições no Peru, Colômbia e Brasil. Os agentes demonstraram certa cautela na abertura dos negócios no Brasil, que se traduziu em picos para o dólar ante o real e para as taxas dos DIs.

Algumas taxas de curto prazo migraram para o território negativo ao longo da sessão. O analista Matheus Spiess, da Empiricus Research, comentou que “houve um susto com a Venezuela, mas agora temos uma diluição”, justificando a perda de força das taxas futuras e do dólar.

No exterior, os rendimentos dos Treasuries cediam, com os investidores à espera da divulgação de novos dados do mercado de trabalho norte-americano ao longo da semana. No Brasil, o boletim Focus do Banco Central mostrou que os economistas do mercado pouco alteraram suas projeções para a inflação nos próximos anos.

  • A taxa do DI para janeiro de 2028 fechou em 12,99%, com baixa de 5 pontos-base.
  • A taxa do DI para janeiro de 2035 marcou 13,485%, com avanço de 6 pontos-base.
  • O IPCA projetado para 2026 foi de 4,05% para 4,06% e para 2028 seguiu em 3,80%.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link