Falas do Fed e Trump, IGP-M, Congresso e mais destaques desta quarta-feira
Os investidores estão atentos às falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed) e do presidente dos EUA, Donald Trump, que ocorrerão nesta quarta-feira. Além disso, a FGV divulgará a segunda prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), e o Banco Central divulgará o fluxo cambial semanal.
No Congresso, a CPI do Crime Organizado ouvirá o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e a Comissão de Constituição e Justiça analisará o relatório do PL 2.162/2023, que reduz penas para condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Na véspera, o Ibovespa fechou em queda, abaixo dos 159 mil pontos, devido à falta de sinais do Banco Central sobre o início dos cortes da Selic. Além disso, os dados da economia norte-americana não contribuíram para a definição das apostas em torno das próximas decisões do Federal Reserve.
Uma nova pesquisa eleitoral também repercutiu na sessão, à medida que a disputa presidencial de 2026 entra de forma mais consistente no radar dos investidores na bolsa paulista. O Ibovespa caiu 2,4%, a 158.577,88 pontos, no menor nível do dia.
Entre os destaques do dia, estão:
- A fala de Christopher Waller, do Fed, às 10h15, sobre as perspectivas econômicas;
- A participação do presidente do Fed de Nova York, John Williams, em um evento institucional, às 11h05;
- A fala de Raphael Bostic, presidente do Fed de Atlanta, às 13h;
- O pronunciamento de Trump à nação, às 23h, em sua rede social Truth Social.
Além disso, o mercado também está atento às notícias sobre a economia norte-americana, incluindo a criação de empregos e a taxa de desemprego. O Departamento do Trabalho divulgou que a economia norte-americana abriu 64 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em novembro, ante previsão de criação de 50 mil vagas.
Outros destaques do dia incluem a reunião ministerial comandada pelo presidente Lula, a reunião do presidente do Banco Central com Deputados Federais, e a divulgação do fluxo cambial semanal.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link