Way Concessões Vence Leilão da Rota Sertaneja
A empresa Way Concessões foi declarada vencedora do leilão da Rota Sertaneja, realizado na Bolsa de Valores (B3) em São Paulo. A empresa ofereceu 24,80% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio, superando as outras concorrentes.
O leilão foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, e compreende as rodovias BR-153 e BR-262, que conectam 21 municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais. O ministro dos Transportes, Renan Filho, acompanhou o certame de forma virtual.
Detalhes do Leilão
O leilão foi feito em duas etapas. Na fase inicial, quatro empresas apresentaram propostas para a Rota Sertaneja em papel fechado. No entanto, o Consórcio Caminhos do Cerrado foi eliminado da etapa de lances em viva-voz por oferecer apenas 14% de desconto sobre a tarifa do pedágio.
Na segunda fase, as outras três empresas participaram de uma etapa em viva-voz. As empresas que participaram foram:
- Consórcio Rota do Cerrado, que havia proposto 20,36% de desconto sobre o pedágio na etapa de papel fechado;
- Way Concessões, que ofertou 24,80% de desconto;
- Vinci Highways do Brasil, que fez a proposta de 20,11% de desconto sobre o valor do pedágio.
No entanto, como as empresas decidiram não apresentar quaisquer novas propostas no viva-voz, a Way Concessões acabou sendo declarada vencedora do leilão.
Investimentos e Empregos
Segundo a ANTT, estão previstos mais de R$ 10 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. Os trechos a serem concedidos incluem a BR-153/GO, de Hidrolândia até Itumbiara, na divisa com Minas Gerais; BR-153/MG, de Araporã até Fronteira, na divisa com São Paulo; e a BR-262/MG, de Uberaba até Comendador Gomes.
A concessionária ficará responsável pela duplicação e instalação de contornos, passarelas e faixas adicionais, pontos de ônibus e passagens de faunas. A previsão do ministério é que sejam gerados mais de 80 mil empregos diretos e indiretos durante o período de concessão.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link