Ucrânia atinge dois navios-tanque russos com drones no Mar Negro
A Ucrânia realizou um ataque surpreendente contra a indústria petrolífera da Rússia, utilizando drones navais para atingir dois petroleiros russos no Mar Negro. Os navios, identificados como Kairos e Virat, estavam vazios e se dirigiam ao porto russo de Novorossiysk para carregar petróleo destinado a mercados estrangeiros.
De acordo com uma autoridade ucraniana, os drones navais foram capazes de atingir os navios-tanque, causando incêndios e danos críticos. Isso representa um golpe significativo no transporte de petróleo russo e pode afetar a capacidade da Rússia de exportar petróleo.
A Ucrânia vem atacando as refinarias de petróleo russas há meses, utilizando drones aéreos de longo alcance para atacar alvos atrás das linhas de frente da guerra. No entanto, os ataques aos navios-tanque representam um tipo diferente de ataque e demonstram a capacidade da Ucrânia de atacar a indústria petrolífera russa de diferentes maneiras.
A Ucrânia tem pedido ao Ocidente que tome medidas reais contra a chamada “frota sombra” da Rússia, que está ajudando Moscou a exportar grandes quantidades de petróleo e a financiar sua guerra na Ucrânia, apesar das sanções ocidentais. A frota de centenas de embarcações, muitas vezes envelhecidas e não regulamentadas, tem sido um alvo importante para a Ucrânia.
Os ataques aos navios-tanque são apenas mais um exemplo da determinação da Ucrânia em pressionar a indústria petrolífera russa e reduzir a receita de petróleo da Rússia. Com a continuação da guerra, é provável que a Ucrânia continue a buscar maneiras de atacar a indústria petrolífera russa e reduzir a capacidade da Rússia de financiar sua guerra.
Alguns dos principais pontos sobre o ataque incluem:
- Dois petroleiros russos, Kairos e Virat, foram atingidos por drones navais ucranianos no Mar Negro.
- Os navios estavam vazios e se dirigiam ao porto russo de Novorossiysk para carregar petróleo.
- Os ataques causaram incêndios e danos críticos nos navios-tanque.
- A Ucrânia tem pedido ao Ocidente que tome medidas reais contra a “frota sombra” da Rússia.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link