Trump Propõe Leilão de Energia para Gigantes de Tecnologia
O presidente dos EUA, Donald Trump, está defendendo um leilão emergencial de energia elétrica no mercado atacadista para que as empresas de tecnologia paguem pela nova energia necessária para operar os enormes data centers de IA em construção pelo país.
No entanto, as gigantes de tecnologia, como Amazon, Microsoft, Alphabet e Meta, estão mais do que dispostas a desembolsar recursos para ampliar a geração de eletricidade. Elas já vêm fazendo isso, gastando centenas de bilhões de dólares por ano em investimentos de capital, muito acima dos orçamentos do setor de utilities.
Preferência por Comprar Energia Diretamente das Redes Elétricas
Os desenvolvedores de data centers preferem comprar energia diretamente das redes elétricas do país, em vez de assinar contratos diretamente com geradoras. Isso porque as tarifas de rede podem ser mais baratas, as redes contam com recursos de backup e esses sistemas ajudam a estabilizar o fornecimento durante eventos climáticos extremos.
Além disso, as empresas de tecnologia têm firmado contratos para reativar usinas nucleares ou construir novas, garantindo energia de todas as fontes possíveis para atender à demanda de energia para data centers, que deve triplicar até 2035.
Reação das Empresas de Tecnologia
As empresas de tecnologia concordam que os data centers devem pagar a sua própria conta. O principal advogado da Amazon, David Zapolsky, elogiou o plano de Trump, descrevendo-o como uma forma de enfrentar os desafios de uma rede elétrica ultrapassada na América.
O leilão proposto por Trump pode ser uma forma mais rápida de resolver o problema, em vez de lidar com a resistência política a projetos individuais. O leilão permitirá que as empresas de tecnologia contornem a resistência e os problemas associados.
- As empresas de tecnologia estão dispostas a pagar mais por energia para garantir a estabilidade e a certeza do fornecimento.
- O leilão proposto por Trump pode ser uma forma mais rápida de resolver o problema de energia para os data centers.
- As empresas de tecnologia têm firmado contratos para reativar usinas nucleares ou construir novas para garantir energia de todas as fontes possíveis.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link